sábado, 6 de setembro de 2014

Projecto eINKwall na Lisbon Maker Faire






PANFLETO COM INFORMAÇÃO: 

https://cld.pt/dl/download/61cebe5d-1958-425d-9b70-7affe84c304c/WebServer/einkwall/Projecto_eINKwall_v1_Flyer.pdf

(VERSÃO ALARGADA, AQUI)


eINKwall? O que é?
Uma forma de mostrar informação embutida numa parede normal de estuque. Ao contrário de um LCD, não parece estar lá nada até a informação aparecer. Funciona como por magia.

Para que serve?
Imaginem a entrada de um museu, uma sala grande e branca. Do lado direito o balcão de atendimento, do lado esquerdo uma parede branca onde se vê a webpage do museu. Mas não existe nenhum ecrã nem nenhum projector. A imagem não apresenta um rebordo definido, são apenas letras no meio de uma parede branca. Podem caminhar na direção da parede, tocá-la com os dedos. Não existe nenhum brilho de projector. A imagem apenas está lá como se tivesse sido pintada na parede. E depois (lentamente) o texto muda. Automagicamente.



Mas então não é um tipo de display novo?
Sim e não. Efectivamente, mostra coisas. Mas foi concebido para ser lento e artístico. Não é tecnologia nem é arte, é uma mistura dos dois mundos para representar informação de forma elegante.

UAU isso é fantástico. Qual a resolução?
Bem... haja dinheiro e vontade e podem cobrir uma parede com um display capaz de apresentar o texto nesta página de forma legível. O modelo que fiz tem uma resolução menor :) são apenas 64 pontos (ou pixels) numa grelha de 8 x 8.

Uma grelha de 8 x 8 pixels, porquê?
Porque comecei a minha carreira num ZX Spectrum e era esse o tamanho de cada caracter. Foram muitas horas a desenhar bonecos numa grelha de 8 x 8 para criar componentes para jogos.

Consegues mostrar texto com 8x8 pixels?
Sim. Uma letra. Duas nos caso de ".pt", o domínio de topo para Portugal :)
Também consigo mostrar icons, monstros, carinhas sorridentes, corações e o padrão da Cidade de Lisboa.

Funciona mesmo com magia?
Claro que não. Estou a usar Tintas Termocromáticas Reversíveis :)
... Mas parece magia ;)

Onde posso ver isso a funcionar?
Aparece na LISBON MAKER FAIRE no Pavilhão do Conhecimento, dias 19, 20 e 21 de setembro, um festival de criadores de coisas (engenhocas e similares). Além de veres a eINKwall, terás várias engenhocas semelhantes para testar, palestras para assistir, drones a voar e um mundo de coisas giras para fazer, aprender e experimentar.

É preciso pagar para entrar Lisbon Maker Faire?
Não. Graças ao esforços dos patrocinadores e de muitos voluntários, a LISBON MAKER FAIRE é completamente grátis. Não se paga nada. Nicles :) Mas é preciso adquirir os bilhetes no site.

Mas não é grátis? Bilhetes para quê então?!
Calma, é mesmo, mesmo, mesmo grátis. Mas é preciso bilhete para obter estatísticas de afluência de publico. O registo é feito aqui, pela Eventbrite (site da LISBON MAKER FAIRE).