quinta-feira, 16 de julho de 2015

sbroing I - O Projeto

Algures a meio de Março deste ano, em jeito de conversa sobre livros e tecnologias, surge uma ideia: porque não dar mais atenção a AUDIOLIVROS?

À mesa estava um programador (eu) e uma jornalista e locutora de rádio, Daniela Azevedo, uma voz que eu conhecia da M80 e do Cotonete. Nasce assim, depois de um café e dois dedos de conversa, o projecto sbroing. Não sabíamos ainda o que seria (aliás, em parte ainda não sabemos ;) mas sabíamos que seria fruto de duas pessoas a fazer aquilo que sabem fazer melhor, a Daniela Azevedo a narrar uma história e eu, Basílio Vieira a tratar de tudo que teria a ver com Podcasts, HTML, alojamentos, backups, configurações de servidores web e automatização de processos.

 
A dupla de sucesso por detrás do sbroing: a locutora Daniela Azevedo e o programador. 


O resultado, depois de dois meses de trabalho (e muita diversão) está à vista: um site em www.sbroing.com onde foram publicados os episódios do livro "O Principezinho", um trabalho de qualidade e sem falhas técnicas, um projeto onde tínhamos a liberdade de construir o nosso modelo editorial à medida que avançávamos e com decisões tomadas sempre com um grande espírito de camaradagem.

O autor, Antoine de Saint-Exupéry e O Principezinho


A escolha da obra "O Principezinho" foi um feliz acaso, o resultado de um ensaio fortuito em que eu ouvi o primeiro capítulo gravado pela Daniela e exclamei "CARAMBA, temos mesmo de fazer isto!" Só mais tarde reparámos que a obra tinha passado para domínio público em janeiro deste ano, ou seja 75 anos depois do falecimento do autor, Antoine de Saint-Exupéry, a obra passa a estar disponível para reprodução por qualquer pessoa que o pretenda fazer, o que facilitou bastante todo o processo. Por suprema ironia, eu nunca tinha lido a história embora já tivesse tropeçado nela algumas vezes ao longo da vida e confesso que fiquei espantado, quase chocado, com o final.

Tive então o privilégio de descobrir a história interpretada por um talento vocal que faz jus a esta grande obra e que dá gosto a ouvir, não apenas por ter uma dicção irrepreensível e pronunciar as SÍ-LA-BAS TO-DAS, como também pela capacidade de alternar entre 3 ou 4 vozes diferentes em cada episódio, sempre gravados numa única sessão, sem efeitos, sem emendas(!)

Um exemplo de um ficheiro audio de um episódio.
Pronto para ser publicado, sem necessidade de correções ou retoques. 

... Por comparação, quando eu, "o programador", entrava em estúdio para gravar os 8 míseros segundos dos textos de abertura e fecho de cada episódio, iniciava o processo de sofrimento da Daniela que me dizia "está quase, outra vez!", "não engulas as palavras, outra vez!", "respira antes das frases, outra vez!", "agora diz isso sem parecer que estás a ler uma bula de um medicamento, outra vez!" e às vezes, meia hora e vinte takes depois lá conseguíamos uma gravação que não me envergonhava.
A fazer "voz de rádio". Mas talento vocal é muito mais do que isso ;)


A moral disto tudo é que cada um é para aquilo que nasceu e que se esforçou para ser :D

Fica aqui a promessa de mais 2 blogposts sobre o sbroing, um mais técnico onde irei partilhar questões relacionadas com a edição e publicação digital de conteúdos em podcast e um sobre a nossa mascote, o sbroing, uma ameba que ganhou vida própria e que diverte miúdos e graúdos.

14 episódios depois, estamos a chegar ao final de uma história que tem muito para ensinar a todos nós. Durante esta viagem de 14 episódios, aprendi muito e diverti-me bastante a planear sistemas e resolver problemas inesperados, conseguindo ver o fruto deste projeto aparecer e encantar ouvintes que nos fizeram chegar palavras de carinho e apoio pelo nosso esforço. Tudo junto fez com que fosse uma honra trabalhar ao lado da Daniela Azevedo para construir este sbroing :)




Obrigado a todos por esta viagem. O sbroing irá continuar com outras histórias de encantar e com muitas surpresas.

Até já!


Wikipédia - Daniela Azevedo (Jornalista / Locutora)

Site da M80
Site do Cotonete

Site do sbroing - Podcasts e Audiolivros
sbroing no Facebook